Enquanto “o nosso corpo humano” não chega, temos vindo a realizar alguns trabalhos (fichas) e pesquisa nos livros sobre o nosso corpo e, sempre que a nossa curiosidade aparece, aprofundamento de determinados conhecimentos sobre o funcionamento dos diferentes órgãos do corpo.
Eis o nosso trabalho final
sábado, 30 de abril de 2011
sexta-feira, 29 de abril de 2011
O nosso corpo
Enquanto não recebemos os materiais provenientes do projeto da SCTR , fomos trabalhando os objetivos/atividades com os quais propusemos para este projeto: O corpo.
Na sessão de Educação Física “ vimos” como respirávamos.
Depois, na sala, com a ajuda de um livro – que requisitámos na Biblioteca da nossa escola, visualizamos a entrada do oxigênio no nosso corpo através do sangue.
Eis alguns registos das nossas descobertas, sobre o aparelho circulatório:
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Os materiais da sala
Recebemos novos materiais para a nossa sala, proveniente de alguns projetos financiados quer pela Câmara Municipal da Praia da Vitória (Educação para a Sustentabilidade e Cidadania), quer por parte da Ciência Viva (Experiências na Hora Certa - Projecto n. 348/ Ciência na Hora, MicroProjectos Ciência Viva).
É tanta coisa que até estamos atordoados!
Agora, só falta os materiais provenientes do nosso outro projeto.
terça-feira, 26 de abril de 2011
Os registos
O grupo deste ano, embora já habituado com atividades orientadas através do método científico, onde preconiza-se a observação, estabelecimento de hipóteses, verificação e construção de conceitos, este ano, um pouco mais velhos, iniciou-se a construção de registos individuais, para que pudéssemos verificar a evolução de cada criança.
Assim, os primeiros registos (Outubro) apenas contemplaram o registo dos materiais, “O que fizemos?” e “O que aconteceu?”, numa perspetiva muito orientada, não estabelecendo prioridades, pelo menos ao nível do registo, sobre a previsibilidade dos acontecimentos.
Depois de realizarmos mais algumas experiências durante o 1º período, introduzimos “O que vai acontecer?”, solução eficaz para o início da construção de hipóteses. No final de toda a experiência, através da verificação (“O que aconteceu?”), em grupo conversamos e, com o auxílio dos registos de cada criança, pudemos verificar/ testar as hipóteses que cada um apresentou; pudemos realizar, através de uma pedagogia socio-construtivista, o início do estabelecimento de importantes competências como o raciocínio e o pensamento crítico.
quinta-feira, 14 de abril de 2011
A respiração
Nas “aulas” de educação física aproveitamos para descobrir o que é inspirar e o que é expirar. Ideias muito fáceis como estas….
Mas, havia a questão do ar, do oxigênio. Como fazer ver as crianças a sua existência (sem ser nos dias de vento, como disse a Inês – 4 Anos)?
Nada melhor do que a experiência da vela
isto porque, a observação das bolhas de ar não convenceram muito
Mas, havia a questão do ar, do oxigênio. Como fazer ver as crianças a sua existência (sem ser nos dias de vento, como disse a Inês – 4 Anos)?
Nada melhor do que a experiência da vela
isto porque, a observação das bolhas de ar não convenceram muito
sexta-feira, 8 de abril de 2011
A área das experiências
Nesta nova sala, mais ampla, pretendo que parte do projeto passe por este espaço:
(Só por curiosidade, na nossa antiga escola, antes era assim......
No entanto, já no início do ano letivo, de forma a organizar todo o desenvolvimento curricular na sala, em conjunto com o grupo, foi construída a agenda semanal. Como não podia deixar de ter…. lá está…. Quinta-feira é o dia das experiências!
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