terça-feira, 26 de abril de 2011

Os registos

O grupo deste ano, embora já habituado com atividades orientadas através do método científico, onde preconiza-se a observação, estabelecimento de hipóteses, verificação e construção de conceitos, este ano, um pouco mais velhos, iniciou-se a construção de registos individuais, para que pudéssemos verificar a evolução de cada criança.


Assim, os primeiros registos (Outubro) apenas contemplaram o registo dos materiais, “O que fizemos?” e “O que aconteceu?”, numa perspetiva muito orientada, não estabelecendo prioridades, pelo menos ao nível do registo, sobre a previsibilidade dos acontecimentos.

Depois de realizarmos mais algumas experiências durante o 1º período, introduzimos “O que vai acontecer?”, solução eficaz para o início da construção de hipóteses. No final de toda a experiência, através da verificação (“O que aconteceu?”), em grupo conversamos e, com o auxílio dos registos de cada criança, pudemos verificar/ testar as hipóteses que cada um apresentou; pudemos realizar, através de uma pedagogia socio-construtivista, o início do estabelecimento de importantes competências como o raciocínio e o pensamento crítico.


Sem comentários: