sábado, 11 de junho de 2011

Biodiversidade

“Biodiversidade são os bichinhos, os animais e as casas deles.” (Tomás, 5 Anos).
 Na verdade, o Tomás não deixa de ter razão pois, mais do que saber os conceitos corretamente, pretende-se, na educação pré-escolar, que as crianças possam defini-los, de acordo com as suas vivências e realidades, apresentando as suas concepções. Assim, para concretizar esta ideia, fomos primeiramente visitar uma poça de maré (e até foi interessante pois a freguesia de Fontinhas é uma freguesia da Ilha Terceira que não é rodeada pelo mar).

Com a ajuda da Gê-Questa (São Mateus) ficamos a saber que existem diferentes habitats. Aliás, em anos anteriores, quando estávamos no projeto Menina do Mar (INSERIR LIGAÇÂO) já tínhamos abordado este tema.
Aproveitámos ainda o transporte, concedido pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, para ver os diferentes tipos de peixe que são pescados na nossa costa. Não fazíamos ideia que a raia podia ser apanhada aqui.


Desta vez com as mães, mais perto da nossa localidade, observamos em conjunto aspetos das zonas húmidas, como é o caso do Paúl, da Praia da Vitória. Tivemos a colaboração de Engenheiras do Ambiente.



Sem comentários: