terça-feira, 27 de setembro de 2011

Distinguir sons, cheiros e cores do ambiente

Durante as nossas saídas (Dia do Passeio), recolhemos alguns objetos que encontramos como pedras, folhas, etc. Eles entram na nossa sala e ficam na área das experiências.

Este ano, como temos meninos muito pequeninos, 3 Anos, os mais velhos têm que ajudá-los em muitas coisas e algumas das experiências são especialmente pensadas para eles. A experiência sobre a flutuabilidade foi uma delas.
Os materiais que utilizamos são aqueles que estão na sala e alguns que recolhemos nos nossos passeios, como é o caso das diferentes pedras ou dos pedaços de madeira.
O peso foi a razão apresentada, maioritariamente, para que os materiais possam ir ao fundo.
Para verificar o peso utilizamos a nossa balança.



Muitas das hipóteses, evidentemente, não são explicativas, do ponto de vista formal. O que é necessário é procurar verificar estas hipóteses para que assim a criança possa observar e ver, “com os seus próprios olhos”, de que modo o que pensam nem sempre está de acordo com a realidade. Só assim é que eles irão começar a construir os verdadeiros conceitos.

Sem comentários: